Descrição

Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização.
Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen.
Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.

PESQUISA DE MESTRADO
CONCLUÍDA
ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

19.11.09

Matrizes Ósseas

Gestos


Postura


O processo de corporificação do pensamento ósseo conduziu as experiências e trouxe como resultantes gestos que espiralaram por ossos e articulações, e desenharam corpo e espaço. Ou seja, obtive um corpo varrido por punctums ósseos capazes de guardar as experiências anteriores (memória celular) e abrir caminhos para improvisações futuras (posteriores relações de mobilidade e estabilidade entre sistemas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário