Descrição

Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização.
Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen.
Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.

PESQUISA DE MESTRADO
CONCLUÍDA
ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

19.11.09

De acordo com Linda Hartley, professora de BMC, “de maneira geral, descobrimos que a sensação de forma, clareza no espaço, os movimentos aterrados mas sem esforço, são expressos através dos ossos. Os ligamentos refinam essa clareza espacial, acrescentando uma qualidade elástica e sinuosa de direção e de conectividade através do esqueleto que projeta o nosso movimento no espaço. O pensamento é atento, preciso e de uma clareza refinada. O fluído sinuvial das juntas tem uma qualidade suculenta, elástica, amortecedora, pendular em seus movimentos, que são disformes e arrítmicos; ele nos remete à risada e à atitude despreocupada. O líquido sinuvial equilibra a relativa rigidez e a qualidade estruturada dos ossos, com a articulação dos ligamentos. A tomada de consciência do sistema esquelético, o qual nos fornece uma estrutura interna, pode nos proporcionar uma sensação de segurança, de clareza, de chão firme e de forma espacial”. (1995, p. 156)

Deixei que os sentimentos dos gestos contaminassem quadril, pernas, pés e cabeça. A sensação óssea tornou-se frágil, quebrável. Ana se transformou numa peça de cristal.
Suas extremidades direcionaram-se para dentro, criando uma rigidez postural que reduziu a amplitude de movimentos, e encurtou a respiração.
Gestos contidos, pequenos e tímidos. Sexo escondido. Andar inseguro. Coração comprimido. Olhar indefinido, carregado de ar.


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