Descrição

Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização.
Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen.
Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.

PESQUISA DE MESTRADO
CONCLUÍDA
ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

19.11.09

Impressões Endócrinas

“Este é o sistema da quietude interna, de ondas ou explosões de caos/equilíbrio, e da cristalização da energia em experiências arquetípicas. As glândulas endócrinas motivam a intuição e a percepção e a compreensão do Pensamento Universal”.
(COHEN, B. B., 2008, p. 3)

Pontos de luz colorida que pintam glândulas, ossos e articulações.
Corpo - cor. Pintar o espaço. Luz - tinta.
Corpo-leve ganha espaço interno, ar.
Sensação de ser carregada, ser dançada.
O espaço apóia o olhar.
O espaço é apoio e dança.
O corpo é espaço que suporta a dança. O movimento flui.
Corpo grande, cheio de espaços, cores e vibrações.
Cena do Jardim Botânico - atenção nas glândulas da cabeça.
O olhar salta, a coluna cresce, aumenta a aura, o corpo se funde com o próprio jardim-corpo, gesto-paisagem no espaço. Olhos que vêem.
Música Ne me quitte pas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário